Maceió

Vou começar o meu relato de destinos falando sobre um dos lugares mais surpreendentes que eu já fui: Alagoas.

Digo surpreendente, pois todos nós ouvimos falar do estado e sabemos que é bonito, mas quando eu cheguei lá eu descobri que é completo:
Em primeiro lugar, ele não é só bonito, é lindo! As praias da capital, Maceió, são lindas e apropriadas para banho, o que não é comum em todos os estados do Nordeste e é muito importante em uma viagem pois conseguimos descansar e não temos o compromisso de acordar cedo e pegar estrada todo dia.
Depois porque o serviço é ótimo.  Fui muito bem atendida em lojas, restaurantes, agências de turismo, etc.
Por último, os preços são bons. Maceió é uma das capitais mais baratas do Nordeste e a minha viagem foi bem econômica.

Vamos às dicas:

ONDE FICAR EM MACEIÓ:
Me hospedei no Ibis na Praia de Pajuçara pois eu pago com milhas o que reduz o valor investido na viagem (falarei disso mais a frente). Além disso, acho que o Ibis é BBB e você nunca terá surpresas, o que é ótimo.
O Ibis fica na Av Dr Antonio Gouveia que é a beira mar. Eu não fiquei em um quarto de frente, mas o formato curvo do prédio permitiu que víssemos o mar da janela do quarto.

Como chegamos a noite, houve overbooking no hotel e fomos transferidos por uma noite ao Mercure, da mesma rede e bem pertinho do Ibis (me senti até ridícula entrando no táxi oferecido pelo hotel e andando 400m). Posso dizer que o quarto é mais bonito e aconchegante, apesar de menos espaçoso. O café da manhã é bem gostoso e o grande plus dele é a piscina na cobertura, que é pequena, mas perfeita para relaxar. O site diz que tem uma sala de ginástica, mas não conte muito com ela, pois é bem pequena e não tem muita coisa. Mas você pode fazer uma esteira olhando o mar.

                  xoxo

Se você não quer ficar no IBIS, existem opções com valores de diárias bem próximos e avaliações excelentes no booking, como por exemplo:

·         Pousada Elimar
·         Apartamento de aluguel por temporada
·         Pousada Eco Maceió

PRAIAS DE MACEIÓ:

Vou começar pela praia de Pajuçara que foi onde me hospedei. Ela é bem bonita, tem a água clara e é de lá que saem os passeios para as piscinas naturais. A água é bem quentinha, uma delícia.
O que eu li sobre Pajuçara é que as vezes está imprópria para banho. Então não se deixe enganar pela cor das águas, sempre se informe.
Como deixamos para curtir a cidade no final de semana e reservamos os dias de semana para os passeios fora de Maceió, achei essa praia lotada. Muitos ambulantes me abordando, então resolvi ficar na praia ao lado, Ponta Verde.

Ponta Verde é como Ipanema/Leblon, ou seja, a sequência de Pajuçara. As areias ficam mais vazias no final de semana e encontramos menos ambulantes. Os quiosques são mais descolados como o Lopana e o Kanoa (também um pouco mais caros).
BIZÚ: perguntem sempre o preço do aluguel de cadeira nas barracas. Paramos em uma em frente aos 7 coqueiros pois já estávamos acostumados a pagar pouco em tudo na cidade. No final, o aluguel era uma fortuna e tivemos que pagar essa conta. Na verdade, minha dica é que perguntem o preço antes de tudo na vida e não façam que nem eu!

Praia de Ponta Verde (39)
Os 7 coqueiros e a barraca careira

Caminhando pela orla até o final da praia tínhamos um farol e alguns quiosques mais em conta. Foi aonde paramos para admirar o fim de tarde, que é lindo.
Se você se deparar com o drink truck (que é uma kombi) Itynerantys, não deixe de parar. Eles têm drinks exclusivos e bem fresquinhos porque, como diz meu namorado, Maceió tem um sol para cada um! O preço é justo e é muito bem servido.

Jatiúca é logo depois do farol em Ponta Verde, assim que faz a curva. Por ali, somente andei pelo calçadão, mas é uma praia bem bonita com estrutura de quiosques. Enfim, bem parecida com a vizinha, mas com o mar um pouco mais agitado e mais voltado para esportes aquáticos.

Praia de Ponta Verde (50)
O farol de Ponta Verde

O QUE FAZER EM MACEIÓ:

O passeio mais famoso e imperdível é de jangada com destino às piscinas naturais de Pajuçara. Existe a opção de ir de lancha, mas eu indico a jangada pois o trajeto é curto, as jangadas tem um colorido bonito que rendem boas fotos e é um passeio bem charmoso.
Se você tiver uma Go Pro, use e abuse. Se não, fotógrafos estão disponíveis para um verdadeiro book submerso.

Piscina Natural de Pajuçara
Piscina Natural de Pajuçara

BIZÚ: leve restinho de pães. Você encontrará pra vender por lá, mas se tiver o miolo consegue alimentar o peixe na sua mão

BIZÚ2: Planeje esse dia com antecedência. Antes de sair de casa veja, dentre os dias disponíveis em sua viagem, qual tem a maré mais baixa. Assim você conseguirá aproveitar por mais tempo, ver mais variedade de peixes, etc. Todo o resto da programação será estabelecida a partir da definição dos dias de ida às piscinas naturais. Vou fazer  Fiz aqui um post explicando passo a passo como entender a tábua.

Outro destino comum aos turistas é visitar o centro das rendeiras em Pontal da Barra. Eu não estive lá pois não fui à cidade com o intuito de compras, minha finalidade era puramente o turismo. Pude ver na feirinha de artesanato de Pajuçara (bem na rua da praia, ótimo para lembrancinhas) um pouco do que elas oferecem lá, mas com um preço um pouco mais turístico.

Paripueira é uma cidade bem próxima à Maceió, tem uma praia liiinda e quase deserta. Eu estive lá e dei minhas dicas de turismo em Paripueira.

TRANSPORTE EM MACEIÓ:

Voei TAM desde o RJ com escala em Salvador. Compramos essa passagem em uma promoção de Black Friday, ou seja, em outubro, para voar no início de março (fora de temporada que é mais barato). Eu tinha milhas suficientes para retirar essa passagem, mas julguei que o valor da promoção (R$ 900 ida e volta para duas pessoas com taxas) valia mais a pena.

Aluguei meu carro pela Locarauto .
Achei a mais barata dentre as que eu pesquisei, tratamos tudo por e email. O carro foi entregue no hotel uma noite antes pois ele não estava sendo utilizado e eles “queriam agradar o cliente”
Contato: (locarautomcz@hotmail.com)

O transfer que eu usei do aeroporto foi o Radio CityTaxi, o mais barato dentre os cotados. Tratei tudo por email (tão mais prático, né?) e o atendimento é rápido. O preço em comparação ao táxi nem se discute… Contato: Radio CityTaxi Ltda  citytaxi@citytaxi.com.br

ONDE COMER EM MACEIÓ:

Esse é um assunto que eu não vou me estender muito, pois como já expliquei, minhas viagens são econômicas. Por isso, não como nos restaurantes mais premiados da cidade, procuro lugares mais em conta.

Mesmo assim, fui ao comentado Imperador dos Camarões (Ele faz o tipo do Cocobambu, para quem conhece) na praia de Ponta Verde. Fui no quiosque que é mais romântico com iluminação baixa e uma musiquinha ao vivo tipo voz e violão,
Do outro lado da rua tem um mais estiloso.
Pedi o prato Chiclete de Camarões que é tão gostoso quanto calórico e prato atende duas pessoas. O preço é bem justo.

De sobremesa eu fui todos os dias (sério, todos os dias mesmo) na sorveteria Bali. Ela também fica ali pela beira mar e eu realmente amei aquele sorvete.

Por último, como o IBIS não tinha café da manhã, fidelizei a uma padaria na rua de trás, a Panificação Alteza e quando voltei descobri que ela era premiada pela Veja Maceió. Realmente muito gostosa.

Nos próximos posts eu vou falar de todos os passeios fora da cidade. Alagoas tem um litoral incrível!!   Não perca!

call-to-action


30 comentários sobre “Maceió

  1. Ah que vergonha… O Nordestino aqui já viajou tanto pelo mundo e ainda não conhece Maceio ;(. Sempre escuto falar muito bem das praias de lá. O post de vcs me motivou mais ainda a conhecer esse paraíso nordestino. Abraços

    Curtir

  2. Ainda não visitei, mas observo que é uma cidade do nordeste boa para uma próxima vez, quem sabe! Esse passeio de jangadas a piscinas naturais lembra muito o de Porto de Galinhas, né? O que me faz lembrar do incidente em que eu fui dar comida para os peixes e o que ocorreu foi um plot twist: eu, que durante toda a minha vida comi peixes, dessa vez fui comido por eles. Hahaha!

    Belo post!

    Curtir

  3. Eu também amo Alagoas. Cada vez que eu pra lá, fico mais apaixonada! Fiquei num hotel beira mar, pertinho do Mercure. O único passeio que não diz foi a piscina natural, uma lastima!
    O bizu de levar pão para os peixes é tudooooo de bom!

    Curtir

  4. Estive por essa bandas também e fiquei num hotel mara de frente pra praia que o café-da-manhã era um almoço tudo muitooo bom!!!!
    e o que é esse imperador dos camarões imperdível!!!
    Ande de ponta a ponta e amei tudooo!!!!

    Curtir

  5. Amei a sua reportagem sobre Maceió. Eu quero conhecer, mas nunca coloquei no roteiro. Alagoas eu fui por Porto de Galinhas, foi quando fui a Maragogi.. que por sinal também é encantador.

    Curtir

  6. As definições de paraíso foram atualizadas.
    Nosso Brasil é lindo, né?! Sou extremamente apaixonada e não deixo ninguém falar nada diferente disso. hahahaa
    Super me identifiquei com você na questão do aluguel das cadeiras… não costumo perguntar o preço e sempre me dou mal. hahahha
    Mas agora já estou ligada e não vou cair nessa.
    Super beijo!! ♥

    Curtir

  7. As definições de paraíso foram atualizadas.
    Nosso Brasil é lindo, né?! Sou extremamente apaixonada e não deixo ninguém falar nada diferente disso. hahahaa
    Super me identifiquei com você na questão do aluguel das cadeiras… não costumo perguntar o preço e sempre me dou mal. hahahha
    Mas agora já estou ligada e não vou cair nessa.
    Super beijo!!

    Curtir

  8. Alagoas está na wish list. Dos lugares do Nordeste, acho que é o estado que tenho mais vontade de conhecer. Adorei o post e gostei das dicas econômicas, minhas viagens também são sempre assim rs, então economia é comigo mesmo rs.

    Curtir

  9. Ah que delícia. Fui a Maceió há muitos anos atrás. Na época fui para participar de uma competição de ginástica rítmica, mas também sobrou tempo para passear. Lembro bem da praia de Pajuçara, mas a que eu gostei mesmo foi a praia do Gunga… Maceió é linda e estou doida pra voltar. Bjos.

    Curtir

  10. Acho que fiquei num hotel perto do Mercure da última vez. Sempre passo batida pela cidade, pois acabo indo mais para o norte ou sul de Alagoas. Gostei dos seus bizus para as piscinas naturais e as kombis com bebidas. Me lembrou o sul de Floripa, também é assim.

    Curtir

  11. Ahh Maceió como não amar né, tive o prazer de conhecer essa cidade, esse passeio para as piscinas naturais de pajuçara é muito bonito, acho que foi o melhor que fiz por lá, a cor daquele mar é fantástico, excelente post, deu pra relembrar é matar a saudades desse lugar

    Curtir

  12. Eu também sou apaixonada por Maceió. Na minha humilde opinião, é a capital mais bonita do Nordeste. Até as praias urbanas/centrais são limpas, uma raridade em qualquer cidade de praia. Fora que parece que temos Photoshop nos olhos, ne? Cor de água igual Maceió não há! Ótimo post. beijao

    Curtir

Me comenta???