Tábua das Marés

Se você, como eu, gosta de destinos de praia, certamente já de deparou com uma orientação de olhar a tábua das marés antes de ir às paradisíacas piscinas naturais que nosso Brasil oferece.

Mas tábua das marés?!? Sim, quando eu li isso, pensei logo no vento sudoeste que os marinheiros tanto falam e pensei: “vou ter que ter sorte, isso parece ser difícil”. Mas quando precisei usar vi o quanto é simples e virou meu verdadeiro BIZÚ (vou dizer qual é, mas só depois de você aprender o passo a passo da tábua) para quem vai visitar qualquer piscina em alto mar.

Digamos que você tenha lido os meus posts de Maceió e tenha resolvido que lá será o seu próximo destino de férias. Você vai à Maceió na primeira semana de março e quer saber qual o dia você reserva para fazer seu passeio de jangada e alimentar os peixinhos.

Vou te explicar:

  1. Você deve entrar na tábua das marés, no site da Marinha;
  2. Escolha agora o Porto do seu destino e o mês e ano de sua viagem; 
  3. Observe a tábua e veja o dia de maré mais baixa. Lembre-se que os passeios saem durante o dia, sendo a maioria de manhã.

   Veja como é mesmo simples: o melhor dia de passeio na parte da manhã é o domingo, pois a maré está mais baixa, você consegue ficar em pé, enxergar melhor, etc.

Mas e se você vai para Maragogi e quer fazer o mesmo passeio por lá? Não varia muito. Como a cidade fica mais ou menos à mesma distância de Recife e Maceió, separei a tábua das marés do mesmo período para a capital Pernambucana (para onde eu estou com viagem marcada e vou contar tudo em breve):

  

Repare que o melhor dia também é o domingo! Então nesse meio termo que é Maragogi, pode seguir que assim será.

Ana, mas os dias de maré 0,7 são muito ruins? Olha, como eu disse, não sou profunda entendedora da tábua das marés, tampouco de ventos e fases da lua, mas eu posso dizer que ruim mesmo são os primeiros dias, com 1,7, por exemplo.

Agora que você já entendeu o funcionamento da tábua das marés, pode programar a sua viagem tranquilo? Não sem antes ler o meu BIZÚ, abaixo:

BIZÚ: Se você lê esse ou outros blogs de viagem, você provavelmente planeja a sua viagem. Então, antes de ir, defina em primeiro lugar o dia de sua visita às piscinas.

Por exemplo: vou a Maceió de terça a domingo, quero conhecer a praia de Carro Quebrado e as agências de turismo que consultei informaram que esse transfer está disponível somente às quarta-feiras e aos domingos. Já sabemos que a melhor data para a ida às piscinas é domingo, então reserva Carro Quebrado para a quarta. Também quero ir ao Gunga. Tudo bem, como é um passeio tradicional, costuma ter saída diária, então pode se encaixar entre quinta e sábado. Planejar viagens é como montar quebra cabeças.

call-to-action


3 comentários sobre “Tábua das Marés

Me comenta???